segunda-feira, 26 de março de 2012

FAZENDO EM CASA: trufas para presentear nesta páscoa...

Em tempos de páscoa, muitos de nós tomamos um susto com os preços elevados dos ovos de chocolates e iguarias de páscoa disponíveis nas lojas especializadas e nos supermercados.
As vezes também pensamos em sair da mesmice e fazer algo diferente nesta época!
É por isso que hoje resolvi fazer uma postagem relacionada em 'como fazer em casa lindas e deliciosas trufas de chocolate para presentear nesta páscoa'... mas não aquelas trufas lisas, perfeitas, brilhantes e envoltas em papel alumínio ou com embalagens industriais, parecidas com as que encontramos em padarias, na Cacau Show etc... Não! Vou escrever hoje sobre aquelas trufas artesanais de aparência rústica que eu amo, que acho lindas e perfeitas e que são fáceis de se fazer em casa. Acho realmente que elas são um presente maravilhoso, delicioso, bem especial e econômico para presentear nesta páscoa ou em qualquer data comemorativa do ano (aniversário, natal, dia dos pais, dia das mães, dia dos namorados etc).
Vamos dialogar sobre isto...

GERAL:
        Coloco abaixo 2 receitas e modos de preparo de trufas (uma mais simples e outra mais completa) e algumas fotos das lindonas...

TRUFA
 (receita mais simples) 

Ingredientes

1 quilo de chocolate meio amargo
1 xícara de chocolate em pó
½ lata de creme de leite sem soro
100 gramas de manteiga
3 colheres de sopa de conhaque
Modo de Preparo
Pique 500 gramas do chocolate meio amargo e o derreta em banho maria ou no microondas. Em seguida, acrescente o creme de leite e mexa bem. A seguir, coloque a manteiga e o conhaque. Deixe esta mistura descansar por 24 horas na geladeira.
Retire a mistura da geladeira e com uma colher de sobremesa faça bolinhas generosas e as coloque em uma assadeira ou prato untado com margarina ou acima de uma folha de papel manteiga. Pique e derreta os outros 500 gramas do chocolate meio amargo, mergulhe as bolinhas no chocolate derretido, deixe escorrer o excesso e passe no chocolate em pó.
Para finalizar, coloque as trufas numa embalagem bonita. 


TRUFA
 (receita mais completa)

Ingredientes

500 gramas de chocolate meio amargo 
250 gramas de creme de leite UHT (aquele de caixinha tetrapak ou o de lata sem o soro) 
3 ou 4 colheres de sopa de licor a sua escolha* 
1 colher de sopa bem cheia de glucose** 
500 gramas de chocolate meio amargo (para a cobertura) 
Cacau em pó*** (para finalização) 


* Na falta, pode fazer sem bebida alcoólica ou substituir o licor por outra, como wisque, cachaça, conhaque etc). 
** A glucose é transparente e encontrada em lojas especializadas em ingredientes e embalagens para doces. Na falta pode usar ‘Karo’, encontrado nos supermercados. 
*** Pode substituir por chocolate em pó. 

Modo de preparo

Quebre o chocolate (500 gramas) em pedaços e derreta no microondas em potência média por 2 minutos. Retire do microondas e mexa bem. Se necessários, volte mais 30 segundos até derreter por completo (sempre na potência média). 
Acrescente o creme de leite e o licor e mexa bem até obter um creme liso e brilhante. 
Cubra com filme plástico e leve à geladeira até endurecer. 
Com auxílio de duas colheres de chá, molde pequenas porções, sem dar forma exata. Coloque sobre uma fôrma antiaderente ou uma superfície forrada com papel manteiga. 
Leve ao freezer por pelo menos 1 hora.

Finalização

 Derreta o chocolate, banhe as trufas e deixe o excesso escorrer. Leve à geladeira até endurecer/secar (sobre uma superfície antiaderente ou sobre papel manteiga, melhor ainda se for sobre uma grade/peneira bem fina). 
Somente depois de secas/endurecidas, passe as  tufas pelo cacau/chocolate em pó. Coloque em forminhas de papel ou diretamente em um recipiente. 

Importante

Não tem segredo, quanto melhor o chocolate usado, melhor a trufa. Normalmente se recomenda o uso de chocolate Nestlé ou mesmo os importados (belga, suíço etc). 

A mesma coisa para a finalização: não utilize achocolatados (Nescau, Toddy etc), utilize 'cacau em pó', pois além de deixar a trufa mais escura e bonita, o sabor fica  mais acentuado e menos doce. Se precisar usar 'chocolate em pó', use aquele 'do Padre', da caixinha vermelha.

Se enquanto trabalha, a massa da trufa for amolecendo, volte novamente ao freezer ou geladeira antes de continuar a banhar. É importante que a massa esteja bem firme para que não se misture ao chocolate da cobertura. Se isso acontecer, a casquinha não vai ficar fina e lisa. 

Quanto antes as trufas forem consumidas, melhor a qualidade. Elas só se conservam bem por 5 ou 6 dias. Depois, não é que estragam, mas perdem a textura. 







       
        Para arrumar as trufas para presente, basta comprar caixinhas de papelão ou de MDF encapadas com papel ou tecido e colocar a criatividade para funcionar... ou como coloquei na última postagem ('Dicas paraa páscoa 2012'), é possível colocá-las em embalagens mais criativas e engraçadas, como as 'marmitas' envoltas em tecido amarrado (como antigamente).
Vai ai algumas fotos de embalagens e maneiras de presentear as trufas. 
    







PS. todas essas embalagens podem ser compradas em lojas especializada em embalagens, doces e festas.


GRAN FINALE:
        Estas trufas rústicas são, definitivamente, uma forma de surpreender, demonstrar carinho (você faz especialmente para a pessoa presenteada) e de economizar “dim-dim” nesta páscoa (OBA!) .
        Espero que tenham gostado da dica!
        Boa páscoa!
       

Para postar um comentário, basta clicar em “Comentários” logo ao final da postagem, selecionar o item de identificação "comentar como" e selecionar as opções "conta do google", "nome e Url" ou "anônimo” e deixar sua opinião.  Comentem, pois é super importante para o blog!!!!


11 comentários:

  1. Adorei a receita, vou tentar fazer, voce pode me dizer quanto tempo duram as trufas até que eu possa presentear, pode ser em geladeira já na embalagem,ou não, pode guardá-las em temperatura ambiente? obrigada, aguardo sua resposta antes da páscoa, achei sensacional a idéia e as embalagens, os ovos de páscoa industrializados estão muitíssimos caros.
    Beijos
    Edna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DURAM MAIS OU MENOS 5 DIAS NA GELADEIRA... DEPOIS, NÃO É QUE ESTRAGAM, MAS PERDEM UM POUCO DA TEXTURA. ELÃO SÃO DELICIOSAS... SÃO MENOS DOCES QUE OS BRIGADEIROS... É MESMO: OS OVOS INDUSTRIALIZADOS ALÉM DE SEREM PIOR QUE UM BOM CHOCOLATE CASEIRO, ESTÃO PELA 'HORA DA MORTE' (RSSSS). ABRAÇOS E OBRIGADA PELO ACESSO E PELO COMENTÁRIO SEMPRE SIMPÁTICO.

      Excluir
  2. Obrigada pela gentil resposta,agora posso me programar para colocar a mão na massa!!!!!, economizar e deixar feliz quem receber as trufas de páscoa.
    Beijos
    Edna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. economizar é ótimo, agradando quam vc ama é aina melhor. Beijos e continue participando por aqui.

      Excluir
  3. Obrigada Erica!
    Moro em Granada na España e estou comecando um negocio de trufas artesanais aqui (nao existe!!!)... testei a primeira receita e saiu perfeita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá... Nossa, que bacana poder ter ajudado você. Eu queria abrir uma brigaderia nos EUA... mas e jeito pra morar fora? Que legal que vc está na Espanha... Muita sorte no empreendimento. Obrigada pela sua visita aqui e pelo seu comentário. Beijossss

      Excluir
  4. Será que eu poderia tirar o conhaque?

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Olá... Pode sim, sem problemas. Obrigada pela visita e pelo comentário. Beijosss

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Érica, tudo bom? O chocolate para banhar as trufas é o fracionado ou o normal mesmo? Se for o normal, precisa temperar?? Bjaum!

    ResponderExcluir

Mensagens ofensivas (com xingamentos ou palavras de baixo calão) ou com conteúdos impróprios, serão excluídas (não publicadas).